Empreendedorismo

terça-feira, 16 de março de 2010

Sempre que formos falar de negócios primeiro precisamos falar desse tema que tem sido tão estudado mas ao mesmo tempo é tão indefinido. Na verdade ele é até bem definido, mas na minha opinião há algo de mágico e intuitivo em todo empreendedor. Para entender mais, um pequeno texto feito por mim para meu TCC.

Empreendedorismo 

    Traduzida da palavra entrepreneurship , empreendedorismo é uma palavra que trás em si vários significados, podendo estes se referirem inclusive a outras áreas, até mesmo fora do assunto empresarial.
    Muitos estudos concordam que, para se entender o empreendedorismo é preciso conhecer e entender primeiro o empreendedor, que é o agente principal e insubstituível do processo, pois estes acumulam em suas personalidades e em seus comportamentos, características sem as quais se torna mais difícil obter sucesso na caminhada empreendedora.
    O empreendedor pode ser alguém que cria uma empresa, como também pode ser alguém que compra e inova, agregando valor a uma idéia que já exista; ou pode ser um colaborador dentro de uma corporação que pensa pró-ativamente, acrescentando na empresa, fazendo a diferença.

Dornelas diz que:

Em qualquer definição de empreendedorismo encontram-se, pelo menos, os seguintes aspectos referentes ao empreendedor:


1- iniciativa para criar um novo negócio e paixão pelo que faz
2- utiliza os recursos disponíveis de forma criativa transformando o ambiente social e econômico de onde vive
3- aceita assumir os riscos e a possibilidade de fracassos.
(DORNELAS, 2001, p. 37)

    Além destas características citadas por Dornelas, também podem ser citadas como sendo tão importantes quanto, características como a perseverança, a dedicação com que trabalham incansavelmente, e autoconfiança. O empreendedor é dotado de iniciativa, busca sempre realização pessoal, é alguém que sabe aprender, é um sonhador realista, líder nato, geralmente gosta de trabalhar sozinho, aprende com os próprios erros, vê as outras pessoas como fonte de aprendizado, tem muita energia, e acima de tudo, é consciente de suas ações sempre prevendo um retorno sobre elas.

 Mas como Dolabela conscientiza:

não se pode afirmar que uma pessoa dotada de tais características irá necessariamente alcançar o sucesso como empreendedor. O que se pode dizer é que, se determinada pessoa apresenta as características e aptidões mais comumente encontradas nos empreendedores, mais chances terá de ser bem-sucedida. (DOLABELA, 1999, p. 36/37)

    Os conhecimentos técnicos virão à medida que o empreendedor se esforça na realização de sua idéia. No estudo de empreendedorismo esse tipo de conhecimento não é considerado o mais importante. Pois acredita-se que o empreendedor, quando foca o seu objetivo, busca todas as formas de realizá-lo, e isso inclui o conhecimento técnico. Este foco geralmente surge quando é percebida uma oportunidade. Ela é o ponto de partida para a longa jornada que o empreendedor começará a percorrer, e com muito trabalho alcançar o sucesso.

Nos próximos posts colocarei partes do trabalho que mostra como se inicia a abertura de uma Agência de Propaganda no Brasil.

Atenciosamente,
Fernanda Bragato
Garota de negócios

0 comentários:

Postar um comentário